Conheça as diversas formas de ingresso no exército brasileiro e planeje-se com antecedência conquistar uma vaga em uma das maiores instituições do país.

Atualmente, o Exército brasileiro possui três formas de ingresso, segundo o próprio site da instituição:

• Militar de carreira;
  • Militar temporário
  • Aluno do sistema Colégio Militar do Brasil.

Neste artigo falaremos apenas das formas de ingresso ao Exército brasileiro como um militar de carreira.

Requisitos globais de acesso ao exército brasileiro

São cinco os requisitos globais exigidos para qualquer pessoa que deseja concorrer a uma vaga no exército:

• Ingresso mediante concurso;
  • Altura: 1,60 m para homens e 1,55 para mulheres;
  • Para Oficiais, tem que ser brasileiro nato;
  • Para Praças, tem que ser brasileiro nato ou naturalizado.
  • Para EsPCEx/ESA, não pode ser casado ou ter dependente.

Militar de carreira

O exército brasileiro possui oito formas de acesso, via concurso, para militar de carreira.

1. Escola Preparatória de Cadetes do Exército – EsPCEx

Para a Escola Preparatória de Cadetes, a EsPCEx, é exigido:

• Requisitos: Sexo masculino ou feminino, conforme edital do concurso.
  • Idade: mínimo, 17 e, no máximo, 22 anos, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula (2022).
  • Escolaridade: É preciso ter concluído o Ensino Médio ou estar cursando o 3º ano do Ensino Médio.

2. Escola de Sargentos das Armas – ESA (Combatentes/Aviação)

Para a Escola de Sargentos de Armas, a ESA, exige-se:

• Requisitos: Sexo masculino ou feminino, com a idade prevista no edital do concurso.
  • Idade: mínimo, 17 e, no máximo, 24 anos, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula (2022).

Lembrando que o Professor Cristiano têm vários de seus alunos que passaram no concurso da ESA.

3. Escola de Sargentos de Logística – EsLog (Logística)

Para a Escola de Sargentos de Logística, a EsLog, é exigido:

• Requisitos: Sexo masculino ou feminino, conforme edital do concurso.

Se você está estudando para a ESA fale com o professor Cristiano e receba dicas específicas.

4. Escola de Sargentos de Logística – EsLog (Saúde e Músico)

Para a EsLog (Saúde e Músico) exige-se:

• Requisitos: Sexo masculino ou feminino, conforme edital do concurso.
  • Idade: mínimo, 17 e, no máximo, 26 anos, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula (2022).
  • Escolaridade: É preciso ter concluído o Ensino Médio e ter curso de Técnico de Enfermagem ou ser músico.

Conheça também os concursos para ingresso na Marinha Brasileira, leia o post em nosso blog.

5. Escola de Formação Complementar do Exército – EsFCEx

Para a Escola de Formação Complementar do Exército exige-se:

• Idade: no máximo, 32 anos, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula (2022).
  • Escolaridade: É preciso ter curso superior nas áreas que serão divulgadas no edital.

6. Escola de Formação Complementar do Exército – EsFCEx (Capelão)

Para a EsFCEx (capelão) exige-se:

• – Requisitos: Sexo masculino ou feminino para Capelão Evangélico e somente sexo masculino para Capelão Católico, conforme edital do concurso.
  • – Idade: mínimo 30 anos e no máximo 40 anos de idade, completados até a data do término do Curso (2022);
  • – Escolaridade: É preciso ter o curso de formação teológica de nível superior e ser sacerdote católico ou pastor evangélico.

7. Instituto Militar de Engenharia – IME

Para o IME – Instituto Militar de Engenharia, é exigido:

• Escolaridade: É preciso ter concluído o Ensino Médio.

Saiba como ingressar na Força Aérea Brasileira, conheça os concursos da Aeronáutica.

Curso de Formação de Oficiais do Quadro de Engenheiros Militares (para Engenheiros já formados em instituições civis)

– Requisitos: Sexo masculino ou feminino, com a idade prevista no edital do concurso.
– Escolaridade: É preciso ter curso superior nas áreas previstas no edital do concurso.

8. Escola de Saúde do Exército – EsSEx

Para a Escola de Saúde do Exército, a EsSEx, exige-se:

• Requisitos: Sexo masculino ou feminino, conforme edital do concurso.
  • Idade 32 anos, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula (2022), para os candidatos das áreas de Medicina sem especialidade, Odontologia e Farmácia;
  • Idade 34 anos, completados até em 31 de dezembro do ano da matrícula (2022), para os candidatos da área de Medicina com especialidade;
  • Escolaridade: É preciso ter curso superior nas áreas designadas no edital.

Conheça a aula particular online do Prof. Cristiano Andrade

Indicada para o aluno que sabe o que quer e deseja ganhar tempo, além de ir direto ao ponto. Com dedicação e planejamento junto ao professor, o aluno será capaz de atingir seus objetivos mais rapidamente.

Com a pandemia, muitos alunos ficaram sem as aulas presenciais e para não parar os estudos escolheram a aula particular online. O Prof Cristiano Andrade segue os últimos meses bastante ocupado, gravando vídeos de conteúdos gratuitos em seu canal e cursos online para concursos militares. Em paralelo ele disponibiliza parte do seu tempo para aula particular online, destinada ao alunos que desejam atingir resultados mais rápidos.

Faça uma aula particular online

Faça uma aula particular online.